terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Criança x maquiagem: cuidado com o exagero!

A maquiagem entre as pequenas dominou geral! Tem aquelas que até tem sua bolsinha para dar aquele retoque quando precisa. Antes brincadeirinha ,agora bandeira de mamãe eu sou mocinha vaidosa.Tudo bem até aí,mas cuidado para que a maquiagem não se torne hábito diário,isso pode trazer malefícios físicos e psicológicos!


Especialistas alertam os riscos do uso prematuro da maquiagem. Os dermatologistas explicam que a pele das crianças é mais sensível e por isso absorve em maior quantidade as substâncias contidas na maquiagem, podendo causar alergias.
Mesmo que a alergia não apareça de imediato, com o passar do tempo, a pele da criança absorve essas substâncias e, consequentemente, as alergias podem aparecer até com produtos que não tenham nada com a maquiagem, como uma tinta de caneta que contém substâncias em comum com as da maquiagem.
Cuidados - O melhor é usar a maquiagem aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), específica para o público infantil. Uma maquiagem infantil boa é aquela que sai mais facilmente (com água), diferente das maquiagens feitas para adultos. Mesmo a maquiagem infantil deve ser usada com moderação. Alguns produtos têm até o gosto ruim, justamente para que as crianças não levem à boca.
Menina-mulher não é legal - O uso muito cedo da maquiagem pode fazer com que a criança só se sinta bem se estiver com a maquiagem. Para ela, estar na moda é a melhor maneira de estar bonita, havendo o risco de erotização precoce.
A maquiagem feita em uma criança deve ser usada em eventos especiais e não no dia-a-dia. Não pode se deve tornar hábito. A vontade é natural, mas os pais não devem incentivar a criança, somente se for de um modo lúdico, como parte de uma fantasia, por exemplo.
O interesse cada vez mais precoce se deve tanto à cultura da moda, ao incentivo dos pais e à mídia que cria cada dia produtos mais chamativos, com embalagens e propagandas que deixam os pequenos fascinados.
E como os pais podem descobrir se a sua filha está exagerando ou não? Observar a criança na sua rotina e verificar se essa vaidade está obsessiva: a criança acha sua imagem mais importante do que viver a vida de criança, quando vai para a escola ou a um passeio parece mais um mini adulto e seu impulso de comprar cosméticos está sem controle.

Incentivar a brincadeira como a imitação dos pais que são os "heróis" das crianças é muito positivo para o desenvolvimento dos pequenos, mas tornar os pequenos "escravos da moda" ou dar aos filhos tudo o que pedem é prejudicial.
Dicas
O diálogo é sempre o melhor. Explique e mostre como ser criança é mais importante do que a vaidade física.
Não deixe uma brincadeira de maquiagem se torne hábito do dia-a-dia da criança. Saiba dizer um não e ser firme.
Maquiagem para bonecas não é indicado para o uso em crianças. Também pode causar alergias. Toda menina sonha em ser a Barbie. Mas, mamãe, saiba se impor nesse momento e deixe claro os limites da criança com a maquiagem.
FONTE:http://guiadobebe.uol.com.br/maquiagem-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário