A necessidade de ações voltadas para a preservação do meio ambiente se faz cada dia mais necessária.Temos a obrigação de ensinarmos aos nossos filhos como proceder diante desta realidade e encorajá-los a fazer parte desse movimento em prol de uma vida mais saudável para todos.A natureza pede socorro a a nossa ajuda começa a partir da atitude da família dentro de casa!
Você sabe o que é o Agenda 21?
É um plano de ação para ser adotado global,nacional e localmente por organizações do sistema das Nações Unidas,governos e pela sociedade civil e em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.
1 - Reduzir a Produção de lixo e objetos desnecessários.Reduzir significa também usarmos produtos mais duráveis,controlarmos o uso excessivo de água,luz,gás,enfim,evitarmos qualquer tipo de desperdício.
2 - Reutilizar o que fabricamos e evitar o uso de descartáveis a menos que sejam necessário à proteção de nossa saúde.Desta maneira, devemos aproveitar roupas e móveis,trocar,vender e doar tudo aquilo que não tem utilidade para nós,mas que pode ser usado por alguém.
3 - Reciclar os materiais usados para a fabricação de novos produtos.Para que seja possível reciclar plástico,vidros ,metais e papéis,estes materiais precisam estar separados em em grande quantidade,por isso é tão importante praticar a coleta seletiva.
4 - Repensar sobre nossos hábitos de consumo e refletir sobre as consequências que o consumo desenfreado gera em nosso planeta: esgotamento de reservas de água e minério,poluição da água,do ar,do solo,além do agravamento das desigualdades sociais.
5 - Recusar produtos que agridem a saúde e ao meio ambiente também é colaborar com o processo de conservação.Procure comprar apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde.
Se não fizermos a nossa parte,não daremos exemplo aos nossos filhos.Não estaremos colaborando para que o futuro deles se construa em cima de um ambiente rico de natureza e bem estar.Nos abstendo de atitudes simples como as citadas acima estaremos sendo responsáveis pela criação de um mundo que não terá condições de nos oferecer coisas vitais como água limpa e ar puro.