segunda-feira, 29 de abril de 2013

Incentive seu filho a ler e escrever sempre!

A fase de alfabetização da criança é importantíssima e pode ser fator determinante no futuro do seu filho como um bom profissional. É inquestionável que a leitura é uma grande companheira na formação de um indivíduo e que traz junto consigo o aumento do nível de sua oratória e escrita.

Mas como desenvolver o hábito da leitura em seu filho?

Pra começar,os pais devem ser exemplo.Se você lê,provavelmente irá despertar nos seus filhos a mesma vontade.Mesmo que a título de curiosidade,um dia seu filho vai querer seguir seu exemplo e cabe aos pais,incentivar e promover boas leituras para que esse desejo curioso se torne um hábito prazeroso.

Conte histórias

Leia em voz alta um livro com histórias infantis aos seus filhos todas as noites, desde pequenos. Eles podem ser muito novos para ler ou compreender o que você está dizendo, mas isso estimula muito a imaginação de uma criança, além de “familiarizar” este hábito.


Faça convites de aniversário junto com a criança


O aniversário do seu filho está chegando e mesmo ele não sabendo escrever não significa que não deva participar. Questione a criança sobre o que ela colocar no cartão e escreva com calma para que ela possa acompanhar, estimule a sua curiosidade.


Espalhe bilhetes pela casa


Atitudes simples como: “Vamos deixar o bilhete ao papai dizendo que estamos no mercado” estimula a criança a querer fazer o mesmo. O mesmo acontece quando ela encontrar o bilhete em alguma parte da casa, ela vai querer ler, e se não souber fazer isso irá se esforçar para aprender.


Frequente bibliotecas


Desenvolva o hábito de frequentar nos fins de semana uma biblioteca municipal ou algo do gênero, fazendo do hábito de leitura não somente uma obrigação, mas um hábito prazeroso, uma oportunidade de estar com a família reunida.


Compre livros


Compre livros infantis, coleções de contos de fadas, com figuras de preferência, que façam a criança associar as figuras com as palavras, convide-a a ler as historinhas com você antes de dormir.




São dicas simples mas que inseridas no dia a dia trarão resultados nos hábitos da criança.Despertará sensibilidade,curiosidade além de enriquecer o vocabulário e desenvolver sua mente.

Viva a leitura!


"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." 

(André Maurois)




quinta-feira, 11 de abril de 2013

Picnic tá na moda e é bom demais!!!

Muitas vezes estamos em casa sem nenhuma programação e ficamos nos perguntando o que fazer não é mesmo?

Esquecemos que para nos divertirmos o ingrediente principal está do nosso lado,a nossa família! Então isso quer dizer que para todo o resto falta somente um tiquinho de imaginação!!!

Temos feito muitas festas onde o tema é picnic,mas aí pensamos...podemos fazer isso em casa fácil! E podemos mesmo!!!

Que tal reunir a molecada e tomar um café da manhã mega gostoso no jardim de casa! Pega uma toalha de mesa grande,se não tiver,pega aquele lençol florido e estende na grama.Recheia essa toalha de guloseimas,bebidas geladinhas,frutas e o que mais estiver a mão na sua geladeira e saboreie tudo isso sentindo a brisa fresquinha das primeiras horas da manhã. É isso mesmo...o legal é que seja cedinho!

Não tem grama,não tem jardim? Mas com certeza deve ter um parque por perto da sua casa! Vale a pena se organizar e proporcionar esse lazer diferente para sua família! Toda atividade realizada perto da natureza provoca um bem estar impagável,testa pra ver!!! Fora a possibilidade de um belo passeio de bicicleta,ou de brincadeiras no campo,vai do que estiver a disposição,o importante é estar disposto!!!


Se você optar por fazer um picnic fora de casa algumas dicas são valiosas:

1. Não esqueça do repelente e do filtro solar.

2. A louça deve ser leve e resistente.

3. Numa geladeira ou sacola térmica, coloque garrafas plásticas com água potável congelada. Assim, ela ajuda a conservar os alimentos e, depois, ainda pode matar a sede.

4. Escolha frutas maduras da estação e fáceis de descascar. Opções como melancia e abacaxi devem estar cortadas e guardadas num recipiente plástico com tampa. Acomode frutas inteiras numa cesta.

5. Prepare uma salada com folhas resistentes, como alface americana, escarola e broto de alfafa, guardadas em recipientes plásticos. Tomate cereja e cenouras cortadas em rodelas também são boas opções.

6. O pão - caseiro ou integral - já deve estar fatiado. Se houver crianças, é melhor levar pequenos sanduíches montados. Que tal rechear com queijo branco ou prato com fatias de tomate e folhas de manjericão? Outra sugestão é colocar patê de ricota (ou cottage) com azeitona preta e orégano.

7. Queijos amarelos são boas escolhas, especialmente se o local for quente. Queijos brancos e frescos podem ser consumidos com o clima ameno.

8. Os sucos não devem ser de frutas ácidas, pois podem amargar. Experimente o suco de uva orgânico diluído ou o extrato de guaraná natural.

9. Bolos simples, sem cremes ou confeitos, são bons para esse passeio.

10. Não deixe de checar a temperatura antes para vestir roupas adequadas.



Depois é só aproveitar!!!